Autoliderança: O Pilar Fundamental para uma Liderança Eficaz e Transformadora
Acredito que muitos dos líderes atuais não se prepararam adequadamente para assumir essa posição. Provavelmente, eles foram colocados no cargo devido à sua competência técnica e aprenderam/aprendem “na prática” como liderar um time. Dentro desse cenário, muitos começam a fazer inúmeros cursos sobre técnicas relacionadas à liderança, o que, a meu ver, é um erro.
Erro? Como assim? O que há de errado em fazer cursos sobre liderança?
Bom, não está errado. Pelo contrário, líderes precisam se aprofundar nos conhecimentos da sua área. No entanto, o aprendizado mais importante não está nas técnicas de liderança, mas sim na capacidade de se autoliderar. De maneira geral é pensar na sua própria transformação para que ela repercuta nos seus liderados.
Acredito que só é possível entender como mobilizar os outros depois de aprender a mobilizar a si mesmo. A capacidade de um líder em se autoliderar determina sua capacidade de liderar outras pessoas. Afinal, bons líderes desenvolvem pessoas, mas isso só é possível por meio de uma visão clara de onde querem chegar enquanto indivíduos.
Não existe uma receita para isso, mas há um ponto de partida: o autoconhecimento, inerente à autoconsciência. Quando você começa a liderar a si mesmo, baseado nessas duas dimensões, suas crenças e valores tornam-se inegociáveis. Você se torna um líder que se fortalece nos momentos de dificuldade, desenvolvendo autocompaixão; aprende a delegar; a ser justo, incluindo empatia e compaixão, e, sobretudo, a formar novos líderes.
Um líder que se autogerencia é alguém que transcende a mera autoridade e se torna um exemplo a ser seguido, despertando a paixão e o comprometimento dos colaboradores.
Mas não é fácil se autoliderar. A autoliderança não é um estado permanente, mas um processo dinâmico que requer esforço contínuo e uma mentalidade de crescimento, pois envolve enfrentar suas próprias limitações e vulnerabilidades, reconhecendo e trabalhando para superar seus pontos fracos.
Além disso, é fundamental estabelecer metas claras e mensuráveis, tanto pessoais quanto profissionais. Essas metas ajudam a manter o foco e a direção, permitindo que você avalie seu progresso e faça ajustes quando necessário. Fazer seu PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) dá um norte e leva à constância e autoavaliação.
Outro aspecto que julgo um dos mais importantes e desafiadores da autoliderança é a capacidade de gerenciar o estresse e manter o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Porém, quando desenvolvemos nosso autoconhecimento, inúmeras técnicas são abordadas para nos desenvolvermos nesse aspecto.
Em síntese, a autoliderança é o alicerce de todas as demais competências de liderança. Ao aprender a liderar a si mesmo, você se torna mais capaz de inspirar e orientar os outros, promovendo um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo. Investir em autoliderança traz benefícios não apenas para você, mas também para todos ao seu redor.
Você se sente preparado para se autoliderar e transformar sua capacidade de liderança em um exemplo inspirador para seu time?
Que tal explorar juntos essa jornada de autoconhecimento e crescimento por meio de uma mentoria dedicada?
“O poder do conhecimento reside em sua capacidade de transformar vidas, iluminar mentes e criar um futuro melhor.”
Respostas