A sua Transformação Digital é “Fake Natty”

A sua Transformação Digital é “Fake Natty”

Dilmar Ámador - Kanban Coach

Dilmar Ámador – Kanban Coach

Founder da @EntregaContinua | Especialista em Transformação Digital com uso de método ágeis e transformação cultural com foco no crescimento das pessoas e entrega de valor
December 6, 2023

De tempos em tempos, o mercado, seja de TI ou de outra área do conhecimento é inundado de novas tendências. Dentre tantas, nos últimos tempos a que mais ouvimos é tal da Transformação Digital – verdade que esse ano a IA chegou pesado. É sério! Vá até o google e digite transformação digital e clique no botão pesquisar e você terá – no mínimo – 37.300.000 resultados. Isso mesmo caro leitor: mais de trinta e sete milhões de ocorrências para esse tema.

Tive a oportunidade e o privilégio de liderar empresas e times nessa jornada que é como uma montanha russa: tem seus altos e baixos. Porém, independente do tamanho da corporação, uma coisa é certa: ninguém (ou quase) sabe ao certo o que está fazendo. Não entenda isso como uma crítica fortuita e vazia, mas isso inclusive, faz parte do processo. Vamos refletir um pouco.

Precisamos começar do começo: o que significa a palavra Transformação. Segundo o site dicio.com.br, temos algumas definições:

  • Qualquer tipo de alteração que modifica ou dá uma nova forma a; mudança: eles fizeram uma transformação na escola.
  • Mudança de uma forma em outra; metamorfose: transformação da borboleta.

Me responda, sinceramente, do fundo do seu coração, na empresa que você trabalha ou em lugares que você trabalhou, houve uma transformação da forma de trabalho, da entrega de valor ou o que houve foi a criação de de novos papéis, às vezes ferramentas, às vezes criação de um aplicativo ou algo do tipo, no final tudo continuava igual? Para muitos isso é Transformação Digital.

Então, apesar de ser um conceito que de certa forma é simples, a Transformação Digital é algo bem mais elaborado e sutil do que se prega por aí. Há uma confusão muito grande entre Transformação Digital, Digitalização e Digitization, segundo o Gather temos:.

Para simplificar:

  • Digitization : é o processo de mudança da forma analógica para a digital, também conhecida como habilitação digital. Dito de outra forma, a digitalização pega um processo analógico e o transforma em uma forma digital sem quaisquer alterações de natureza diferente no próprio processo.
  • Digitalização: é a utilização de tecnologias digitais para mudar um modelo de negócio e proporcionar novas receitas e oportunidades de produção de valor; é o processo de mudança para um negócio digital.
  • Transformação Digital: pode referir-se a qualquer coisa, desde a modernização das TI (por exemplo, computação em nuvem), à otimização digital, à invenção de novos modelos de negócios digitais. O termo é amplamente utilizado em organizações para se referir a iniciativas modernas, como a colocação de serviços online ou a modernização de legados. Assim, o termo se assemelha mais a “digitalização” do que a “transformação digital de negócios”.
Fonte imagem:

A ideia aqui não é, de forma alguma, criticar as pessoas ou empresas por não entender os conceitos e a semântica do negócio. O que proponho é a provocação sobre como as empresas utilizam de um termo e fazem totalmente ao contrário e depois ouvimos que a Transformação Digital falou. Aqui que mora o pior conceito: a Transformação Digital nunca morre, porque a empresa, assim como o mundo, está em constante mudança.

Há algum problema da Transformação Digital na minha corporação ser Fake? Claro que não! É isso que precisamos entender, pois essa autoconsciência é necessária para entender que estamos num processo evolutivo constante e não é possível acelerar de forma abrupta em contextos que tem seu tempo de forma diferente.

A Transformação Digital é um processo de evolução natural das corporações, assim como nós, os seres humanos, estamos a cerca de 2.5 bilhões de anos, sempre em constante mudança – às vezes tendo incríveis avanços tecnológicos e dando passos para trás no que diz a convivência com outros  seres humanos.

O importante é isso: estar em constante transformação!

Fontes:

https://www.gartner.com/en/information-technology/glossary/digital-transformation

https://www.gartner.com/en/information-technology/glossary/digitalization

https://www.gartner.com/en/information-technology/glossary/digitization

Artigos relacionados

Respostas

Como agendar sua mentoria

Antes de tudo, é importante atender alguns pré-requisitos. Você precisa estar cadastrado   em nossa plataforma e ter conexão com o mentor desejado. Após se cadastrar, solicite conexão e aguarde ser aceito pelo mentor (isso ocorre em alguns segundos).

Depois disso, basta seguir os passos abaixo: