Você maximiza seus talentos?
Você sabia que o líder da banda Queen cantava super bem, compunha músicas e também era o rei dos videoclipes em uma época que ninguém investia nisso? Fred Mercury era sem dúvidas: super talentoso. Dizem que seu ponto forte era como compositor. Fred passava horas ao piano pensando em novos arranjos e criando refrões. Mas quero chamar a sua atenção para um fato curioso: além de esbanjar talento, ele investia neles!
Você já percebeu que muitos profissionais não investem de forma consciente nos próprios talentos e pontos fortes, até mesmo os mais bem sucedidos?
O que muitos não sabem é que a falta de autoconhecimento e autoconfiança são as causas mais presentes. Não adianta ter muitos talentos sem uma boa dose de valor próprio. Quando a conta não fecha, isto é, muito talento e pouca consciência do próprio valor, esses profissionais ficam mais dependentes das opiniões externas: do chefe, dos sócios, dos colegas de trabalho. Terão dificuldades com decisões de carreira, posicionamento profissional e até mesmo com negociação de salários. No caso dos empreendedores e autônomos terão dificuldades para precificar seu trabalho e negociar com clientes. Afinal não sabem vender seu peixe! Além disso quero fazer um alerta: se você não investe nos seus talentos e pontos fortes eles vão “enferrujar” e com o tempo seu desempenho tende a piorar. Você pode tornar-se amador. Investir em talentos e pontos fortes significa valorizar seus próprios recursos. Veja na prática os benefícios:
-
ter uma atividade paralela como fonte de renda
-
ter um hobbie que traz bem estar ou que seja um verdadeiro anti estresse
-
transformar um hobbie em atividade profissional
-
tomar decisões de carreira mais compatíveis com seus talentos e pontos fortes
-
tornar-se referência na sua área
-
saber vender “seu peixe” em uma negociação
-
atingir altos níveis de realização no trabalho
Você deve estar pensando: mas eu não tenho talentos como o Fred Mercury! Minha recomendação com 14 anos como mentora e psicóloga na area de liderança e carreira é que você precisa mapear todas as características que você recebe elogios, feed back positivo e que chama a atenção das pessoas. Escreva tudo aquilo que você faz acima da média, não precisa ter talentos excepcionais como Fred Mercury! Em Mentoria faço esse mapeamento com os meus clientes e os resultados são surpreendentes.
Se você pretende investir e maximizar seus pontos fortes e talentos, reuni dicas de ouro aqui nesse artigo!
PRATIQUE 10 MIL HORAS
De acordo com as pesquisas do renomado psicólogo K. Anders Ericsson, são necessárias 10 mil horas de treino para conquistar a excelência. Isso mesmo, com 10 mil horas você pode tornar-se um expert. Não basta ter talento, a prática constante é a chave de ouro para quem deseja destacar-se. Por isso é tão importante ter clareza sobre quais habilidade você deve investir. A ideia é investir em duas ou três habilidades centrais durante alguns anos para que você torne-se brilhante e conquiste destaque nessas áreas.
APRENDA AS MELHORES TÉCNICAS
Se você escreve bem, invista em cursos para aprimorar a sua escrita, se você tem desenvoltura no palco invista em cursos para palestrantes. As pessoas que conquistam a excelência unem talento e pontos fortes + técnica. Entenda que você deve aprender as melhores técnicas. No início pode ser difícil, mas só quem investe nesse caminho de lapidação constante conquista domínio e padrões mais altos de excelência.
BUSQUE AS REFERÊNCIAS
Leia livros, veja filmes, faça cursos e entre no mundo de conhecimento e curiosidades da área. Busque as melhores fontes! Mergulhe nesse universo! Entenda o que é valorizado, a trajetória das pessoas que são referências na sua área. Hoje temos acesso ao conhecimento, redes sociais o que facilita muito esse processo. Use sua curiosidade e mergulhe no assunto.
INVISTA NO PODER DO FOCO
Se você tem muitos talentos e não sabe onde focar, pense em qual área você é capaz de ficar dedicando horas e horas. Qual tarefa você é capaz de ficar focado sem perceber o tempo passar? Alguns chamam de paixão, outros motivação. O importante é identificar qual atividade você se sente super engajado, com mínimo esforço e gera aquela sensação de realização: aí está a resposta!
Esta será a sua prioridade de investimento pessoal, seu foco!
Investir nos seus talentos e pontos fortes significa transformá-los em competências, em tornar-se um expert. Uma médica que tem facilidade para falar em público pode também tornar-se uma palestrante e participar de congressos e eventos na área. Um consultor que tem facilidade com a escrita pode lançar seu próprio livro. Uma advogada com habilidades de ensino e pesquisa pode seguir uma carreira acadêmica. As possibilidades são infinitas.
Lembre-se que maximizar seus talentos é aprender a empreender em si mesmo, ser líder de si mesmo.
Thaís Freitas – Mentora, palestrante e psicóloga com foco em liderança pessoal e carreira.
Respostas