O Futuro do Varejo – Tendências e Minhas Previsões para os Próximos 10 Anos

Introdução
O varejo está passando por uma das maiores transformações de sua história. Impulsionado pela digitalização, inteligência artificial e mudanças no comportamento do consumidor, o setor precisará continuar a se reinventar constantemente. Mas o que esperar para os próximos anos? Como as empresas podem se preparar para um cenário altamente dinâmico? Onde a rapidez nas mudanças de tendencias e o encontro geracional é o maior da história de humaninade.
Bora explorar aqui as principais tendências para os próximos 2, 5 e 10 anos e como elas vão impactar, na minha visão, o varejo.
Tendências para os Próximos 2 Anos (2025 – 2027)
1. Crescimento do Live Commerce e Social Commerce
O comércio ao vivo já movimenta bilhões de dólares na China e vem se expandindo globalmente. Plataformas como TikTok Shop e Instagram Shopping transformam a jornada de compra em uma experiência interativa, unindo entretenimento e conversão instantânea. Em alguns casos como no caso da marca PatBo aqui no Brasil, venderam tendencias direto da passarela de NY no Fashion Week, um pré-order de mais de 6 meses, antecipando receitas e criando experiências.
O que esperar?
- Marcas investindo em influenciadores e transmissões ao vivo para gerar vendas.
- Maior integração entre redes sociais e ecommerce.
- Claro! Muita tecnologia, visão cpomputacional, streaming, headless commerce, entre outras.
2. Inteligência Artificial no Atendimento e Personalização
A IA está revolucionando a forma como os consumidores interagem com as marcas. Assistentes virtuais inteligentes poderão prever necessidades antes mesmo do consumidor percebê-las. Haverá já um aumento no conceito de Personal Shoppers utilizando inteligencia artificial, mas o boom vai vir mais para frente um pouco, enriquecidas com dados de relacionamento de clientes com as marcars. (Aqui é o momento de se preparar)
O que esperar?
- Atendimento via chatbots/agentes de inteligencia artificial altamente personalizados.
- Sugestões de produtos baseadas em emoções e comportamento.
Tendências para os Próximos 5 Anos (2027 – 2030)
1. Lojas Autônomas e o Fim do Checkout
Modelos como Amazon Go e Zaitt provam que a experiência sem caixas é viável. A tendência é expandir esse conceito para novos segmentos.
O que esperar?
- Expansão de lojas 100% autônomas.
- Pagamentos invisíveis via reconhecimento facial ou biometria.
2. Crescimento do Metaverso no Varejo
O conceito de “lojas virtuais imersivas” ganhará força. Marcas já investem em moda digital, NFTs e experiências gamificadas. Por mais que o metaverso no passado não foi muito promissor, a geração das minhas filhas, a alpha cada vez mais ganha espaço nas decisoes de compras, jogos como Roblox, Freefire e outros que tem universos virtuais já movimentam um bom dinheiro em itens de moda para customizar personagens, como tênis, camisas, entre outros itens.
O que esperar?
- Lojas dentro de universos virtuais interativos.
- Produtos digitais ganhando relevância para novas gerações.
Tendências para os Próximos 10 Anos (2030 – 2035)
1. Impressão 4D e Produtos Customizáveis em Tempo Real
A impressão 4D permitirá que produtos mudem de forma e função, tornando o varejo mais sustentável e eficiente, vou depois postar um segundo artigo só falando deste tema, então me siga para mais infrmações. (hehehe)
O que esperar?
- Roupas que se ajustam automaticamente ao corpo.
- Móveis que se montam sozinhos conforme o ambiente.
2. IA e Assistentes de Compra Automatizados
Em 10 anos a inteligência artificial avançada tomará decisões de compra para os consumidores, baseada em histórico e preferências, enquanto hoje as IAs aprimoram a recomendação baseada na oferta, no futuro veremos elas trabalhando em prol do comsumidor, buscando e trazendo o melhor para a sua compra.
O que esperar?
- “Personal shoppers” virtuais otimizando compras.
- Sugestões hiperpersonalizadas de produtos e serviços.
Conclusão
O futuro do varejo será marcado pela hiperpersonalização, automação e integração total entre físico e digital. As empresas que anteciparem essas mudanças estarão um passo à frente da concorrência.
O que sua empresa está fazendo hoje para se preparar para esse futuro? Faz sentido as coisas que coloquei aqui?
Respostas